INVERNO DA ALMA (WINTER'S BONE - 2010)

Sherife Baskin: - Sabe que seu pai está livre sob fiança, não é?
Ree Dolly: - E daí?
Sherife Baskin: - A audiência é na próxima semana, e não consigo localizá-lo, como vocês ficam nisso? Ele colocou esta casa e a madeira da floresta como garantia da fiança...


Winter's Bone foi uma surpresa boa, ao contar uma história de modo tão cru e real quanto experienciei em Animal Kingdom lhe faz sentir na ansiedade e falta de perspectivas de futuro.

Ree Dolly (Jennifer Lawrence) é uma garota de 17 anos que mesmo nova se vê chefe de família, já que sua mãe não responde ao mundo exterior aparentemente devido a algum stress pós-traumático, causado pelo seu desaparecido pai, Jessup Dolly, apresentado como um químico (chamado no filme de 'cooker' cozinheiro) que fabrica Speed (droga, anfetamina). Ree então precisa cuidar sozinha dos seus dois irmãos, cuidar da casa, e dos afazeres normais de uma família do interior gelado Norte Americano.

SEGURANÇA NACIONAL (2010)

"O Governo Brasileiro gastou mais de 3 bilhões de reais para controlar o tráfego aéreo numa selva.
O sistema foi criado para impedir que narcotraficantes e comerciantes de armas entrassem com suas mercadorias no Brasil."


Assim que vi o trailer de Segurança Nacional na telinha, confesso que fiquei muito empolgado. Estaria o Brasil após "Tropa de Elite" acordando para filmes de ação decentes? Seria o Capitão Nascimento o primeiro de muitos brucutus genuinamente nacionais?
NÃO!

Não por enquanto. Não foi desta vez... Segurança Nacional é um filme com tantos erros que fico perdido de por onde começar, mas vamos tentar. Somos transferidos a 2004, quando a 'Lei do Abate' é aprovada, autorizando a FAB (Força Aérea Brasileira) a por ao chão qualquer aeronave não autorizada no espaço aéreo do nosso querido pais.

PREDADORES (PREDATORS - 2010)

Royce: Qual a última coisa que você se lembra Nikolai?
Nikolai: Guerra. Eu estava na Chechénia, então lembro de uma luz, e entao...
Cuchillo: Lembro me de cair, sim, eu estava em Baja, entao lembro também da luz, e entao...
Nikolai: Então... onde vocês acham que estamos?


Predadores é aquela sequência tardia que você estava esperando ser aqueeeela booosta de filme, que Hollywood fez só pra ganhar uns trocos, mas é uma surpresa muito boa, pena que escorrega em alguns aspectos e não chega a ser o sucessor definitivo do clássico de 1987.

O filme nos apresenta uma cacetada de mercenários, que cairam do céu em uma floresta, não sabem onde estão, e nem como foram parar ali, visto que todos acordaram no meio da queda, com tempo apenas de abrir seus para-quedas. Alias cair de para-quedas é uma expressão ideal para a situação dos brucutus ali posicionados.

REINO ANIMAL (ANIMAL KINGDOM - 2010)

Josh Cody - Vovó, é o J.
Janine Cody - Quem?
Josh - Josh...
Janine  - Ah, Josh! Como está, querido?
Josh - Ah... bem. A mãe tomou uma overdose e morreu, então... Eu não sei bem o que fazer agora, na verdade...


Cruel... frio... mórbido... sem qualquer esperança... assim começa, e se desenvolve Animal Kingdom.

Este é um daqueles filmes que os espectadores casuais talvez irão repudiar, por ter uma narrativa tão mórbida e confusa quanto a história de seu protagonista Josh 'J' Cody (James Frecheville) um garoto de 17 anos, que aos minutos iniciais vê com uma banalidade cruel sua mãe morrer por uma overdose de heroína. Perdendo assim o rumo de o que fazer, sequer sabendo os procedimentos funerários para enterrar sua mãe, Josh procura sua avó materna, Janine (Jacki Weaver), que lhe oferece um novo lar.

O LUTADOR (THE WRESTLER - 2008)

Randy: Meu coração ainda bate.
Cassidy: Mas o médico disse...
Randy: Sei o que ele disse, mas o único lugar que ele sai machucado... é lá fora. O Mundo está cagando para mim...


Não é todo dia que nos deparamos com uma obra tão bela quanto O Lutador (The Wrestler). Ao contrário do que muitos podem presumir pelo título, não se trata de um filme de luta, ao menos não necessariamente dentro do ringue, a luta aqui, é fora dele. De uma veracidade tão grande, que pode passar despercebida pelos olhares menos atentos, esta é uma história de decadência, e de uma pessoa lidando com isto.

Nos segundos iniciais do filme fomos apresentados a Randy 'The Ram' Robinson (Mickey Rourke), o maior Wrestler (daquelas lutas 'combinadas' ensaiadas, e por sinal muito divertidas)  de seu tempo, destaque em todas as mídias possíveis.

OS MERCENÁRIOS (THE EXPENDABLES - 2010)

Barney Ross: - Ela nos mostrou o lugar e era a filha do alvo. E quando teve a chance de partir... Ela não o fez. Ela não o fez... Por que não consigo tirar isso da minha cabeça?
Tool: - Ela luta para defender algo. Sabe, nós não lutamos por nada. Costumávamos, mas...


E é com a premissa maaais clichê do universo que começa Os Mercenários. Bem, o que dizer... eu sou um saudosista, fã daqueles filmes brucutus dos anos 80, onde uma pilha de músculos valia mais do que um exército armado inteiro! E para esse público será um prazer sem precedentes, assistir a uma boa parte deles juntos em um filme de ação onde o que menos importa é a história ou fazer sentido nas coisas, e sim explosões (!), lutas (!), tripas voando (!) , tiros e etc...

OS COLETORES (REPO MEN - 2010)

"No final das contas um trabalho não é apenas um trabalho, ele define quem você é... E se você quer mudar quem você é, você tem que mudar o que você faz..."



São minhas primeiras impressões após o termino do filme, e posso dizer que não foi dessa vez que o diretor praticamente estreante Miguel Sapochnik fez algo realmente inovador. Repo Men nos apresenta a um futuro onde órgãos artificiais são a salvação de muita gente, e em contrapartida, para quem não paga as prestações dos preços absurdos dos mesmos, tem seu coração, fígado, rins, por exemplo, tomados de volta na 'força bruta' pelos coletores.

Remy (Jude Law), é um coletor, e como todos tem muito sangue frio, e não via nada de errado em seu trabalho de conseqüentemente matar todos para que se pegue de volta a propriedade do governo. Não via... até que após um acidente de trabalho, ele se vê cliente de sua própria empresa, com um novo coração artificial.

Recomendation