Dei o play total e completamente sem empolgação, havia tanto tempo que eu tinha o filme que nem mais lembrava do que se tratava o mesmo.
Mal sabia eu o que me esperava...
O filme começa apresentando Ângela Vidal, uma repórter de um programa chamado "Enquanto Você Dorme", que aparentemente fala sobre atividades que acontecem a noite.
Esta noite eles cobrirão um corpo de bombeiros da cidade de Barcelona, mostrando a atividade noturna da entidade. Até então num ritmo calmo, tranquilo e amigável, o filme vai se desenrolando, introduzindo os personagens quando finalmente... O dever os chama.
Não pretendo dar SPOILERS (detalhes da trama que estragam a surpresa), pela idéia geral de que sejamos também um blog/arquivo de dicas, então vou parar por aqui apenas me contendo em dizer, que é aqui que de fato o filme começa de verdade!!!
O ritmo gradativo o qual os eventos são apresentados, o corte rápido e em sempre momentos convenientes a que a trama prenda seu traseiro no sofá, e as falas... Deus, eu realmente em muitos momentos esqueci que estava vendo um filme de fato, e comprei realmente a idéia de ser uma fita de realidade.
Os diálogos são extremamente naturais e realísticos, fazendo com que se esqueça em muitos momentos de se estar vendo algo produzido, e não real. Ver pessoas reais, respondendo verbalmente e seja também em suas atitudes de maneira real, diferente dos clichês de terror, da pessoa correndo pro escuro sozinha, REC apresenta de forma real como nos comportaríamos ante um certo tipo de problema.
Pode parecer um pouco passional meu primeiro post, mas eu confesso, REC me pegou de surpresa, e me cativou ao ponto de ser um dos meus filmes preferidos ever, só posso finalizar este post dando os parabéns a Jaume Balagueró e Paco Plaza e os agradecendo por um pouco de criatividade em um mercado cinematográfico tão pobre como o atual...
PS: Não recomendo a ninguém ver trailers para não estragar a surpresa!
PS²: Foi feita uma refilmagem americana chamada Quarentena, certifiquem-se de olhar a original (espanhola) antes.
hahah...ver trailers realmente estraga.Muita vezes é pelo trailer que temos uma base se o filme é bom ou ruim.
ResponderExcluir